Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Agalinis brachyphylla (Chdo am. & Schltdl.) D'Arcy VU

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 06-08-2012

Criterio: B1ab(iii)

Avaliador: Julia Caram Sfair

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

É uma espécie endêmica da Cadeia do Espinhaço, encontrada em vegetações de fisionomia campestre em altitudes elevadas. Tem distribuição restrita (EOO=10.973,92 Km²) e ocorre apenas em uma unidade de conservação (SNUC). Além disso, a Cadeia do Espinhaço sofre com queimadas frequentes e o turismo descontrolado. Dessa maneira a espécie é considerada como "Vulnerável" (VU) em relação ao seu risco de extinção.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Agalinis brachyphylla (Cham. & Schltdl.) D'Arcy;

Família: Orobanchaceae

Sinônimos:

  • > Gerardia brachyphylla ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Distribuição

A espécie ocorre no Estado Minas Gerais (Souza, 2012).Embora ocorra exclusivamente na Cadeia do Espinhaço, Minas Gerais a espécie apresenta ampla distribuição geográfica nesta região (Souza, com. pess.)Registros botânicos indicam a ocorrência em altitude cerca de 1200 m (CNCFlora, 2012)

Ecologia

A espécie é um arbusto, hemiparasita, com hábito terrícola ou rupícola (Souza, 2012). Os registros botânicos indicam que a espécie ocorre em campo sobre solo arenoso e úmido, em local aberto, com presença de afloramento rochoso (CNCFlora, 2012).

Ameaças

3.3.2 Sub-national/national trade
Severidade high
Detalhes A região da Cadeia do Espinhaço é ameaçada pelo desmatamento para carvoaria (Madeira; Ribeiro, 2009).

1.3.1 Mining
Severidade high
Detalhes A região da Cadeia do Espinhaço é ameaçada pela mineração (Madeira; Ribeiro, 2009).

1.4.3 Tourism/recreation
Severidade medium
Detalhes Por sua expressivabeleza cênica e atrativos naturais,a Cadeia do Espinhaço vem seconstituindo num alvo de mudanças sócio-espaciais ocasionadas pelo afluxo cadavez maior de visitantes e turistas, além da crescente ocupação caracterizadapelas segundas residências de lazer. O fluxo turístico e ocupação exógenaadquiriu expressão a partir do final dos anos sessenta e vem aumentandosignificativamente nos dias atuais (Oliveira, 2002; Madeira; Ribeiro,2009).

1.4.2 Human settlement
Severidade low
Detalhes Ao longo de todo o corredor da Cadeia do Espinhaço a grande quantidade de áreas alteradas apontam para a necessidade de se atuar na ordenação da ocupação do solo, sobretudo no controle da especulação imobiliária (Madeira; Ribeiro, 2009).

Ações de conservação

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: "Vulnerável" (VU), segundo a Listavermelha da flora de Minas Gerais (COPAM-MG, 1997).

4.4 Protected areas
Situação: on going
Observações: A espécie ocorre na unidade de conservação (SNUC) Parque nacional da Serra do Cipó, MG (CNCFlora, 2011)

Referências

- Base de Dados do Centro Nacional da Conservação da Flora (CNCFlora). Disponivel em: <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/>. Acesso em: 2012.

- OLIVEIRA, H.G. Construindo com a paisagem: um projeto para a Serra do Cipó. In: MURTA, S.M.; ALBANO, C. Interpretar o patrimônio: um exercício do olhar. Belo Horizonte, MG: UFMG; Território Brasilis, p.225-237, 2002.

- MADEIRA, J. A.; RIBEIRO, K. T. PLANO DE MANEJO DO PARQUE NACIONAL DA SERRA DO CIPÓ E ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL MORRO DA PEDREIRA, Brasília, DF, p.1-92, 2009.

- SOUZA, V. C. Comunicação do especialista Vinicius Castro de Souza, da Universidade de São Paulo, São Paulo (SP), para o analista Daniel Maurenza, pesquisador do CNCFlora, em 06/08/2012.

- SOUZA, V. C. Orobanchaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/index?mode=sv&group=Root_.Pteridofitas_&family=&genus=&species=&author=&common=&occurs=1&region=&state=&phyto=&endemic=&origin=&vegetation=&last_level=subspecies&listopt=1>.

- CONSELHO ESTADUAL DE POLÍTICA AMBIENTAL, MINAS GERAIS. Deliberação COPAM n. 85, de 21 de outubro de 1997. Aprova a lista das espécies ameaçadas de extinção da flora do Estado de Minas Gerais, Diário Oficial do Estado de Minas Gerais, Diário do Executivo, Belo Horizonte, MG, 30 out. 1997, 1997.

Como citar

CNCFlora. Agalinis brachyphylla in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Agalinis brachyphylla>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 06/08/2012 - 19:25:01